quinta-feira, 12 de março de 2015

A verdade sobre a bolsa de valores

      Hoje decidi escrever um artigo relatando a dificuldade de se investir em renda variável.
     Já li inúmeros livros dos mais variados autores, alguns renomados outros desconhecidos, alguns conservadores outros vorazes, porem ninguém possui uma formula mágica que ensina você a ganhar dinheiro. Mesmo porque nem todas as pessoas que estão operando querem realmente ganhar dinheiro, algumas querem apenas ter o que contar aos amigos.
     Bom devo dizer que para quem esta começando, espero sinceramente que perca um pouco de dinheiro no inicio. Podem estar perguntando por que, lhes explicarei:
     Se você ganhar dinheiro no inicio facilmente, vai achar que sabe tudo de mercado, que possui a formula mágica e logo vai descobrir com grande sofrimento que estava completamente errado. Ao contrario, se perder um pouco ou se conseguir empatar, vai entender desde cedo que não é brincadeira, que para ficar rico vai demorar.
    Muitas pessoas investem na bolsa pensando que farão grandes fortunas em curto espaço de tempo, grande ilusão. Não que não seja possível, porem o risco é muito elevado e da mesma forma que possa ter sorte em uma operação, poderá ter azar nas próximas cinco ou dez. Não sou pessimista estou apenas tentando alertar para os perigos do pensamento de dinheiro fácil, sem trabalhar.
    Uma questão muito importante que muitos perguntam e poucos atrevem-se a responder é: qual o valor mínimo para iniciar suas aplicações em ações?
    Segundo vários indivíduos você pode investir com R$ 100,00 ao mês, concordo na parte em que dizem que pode investir, mas com certeza não concordo se disserem que terá lucro. Pois para se ter uma conta em qualquer corretora você provavelmente vai pagar uma taxa mensal de 5 a 10 reais, e para efetuar a compra você vai pagar novamente de 10 a 15 via home broker, então você provavelmente terá um custo de 15 reais por mês só para manter uma ação, se for vender será pelo menos 25 reais. Então mesmo que a sua ação suba 120% ao ano ainda assim você terá prejuízo. Mas afinal qual o valor mínimo?
    Então vai depender da sua estratégia de investimento, mas com menos de 10 mil reais não aconselho investimento direto, pois as taxas e corretagem vão corroer seu capital. Com 50 mil reais você consegue formar uma carteira muito bem planejada e ainda consegue ter um capital para fazer trades quando desejar. Com 100 mil reais você consegue ter uma boa renda e se não tiver muitos gastos já pode viver só de especulações. Acredito que com um milhão (acredito pq não disponho dessa quantia para afirmar) você possa viver tranquilamente em um lugar qualquer desfrutando o que a vida lhe oferece de bom, sem muitas preocupações e vendo o patrimônio aumentar mensalmente.
    Mas se for operar diariamente peço que usem stop sempre, sempre, sempre, pois a internet pode cair, a energia pode desaparecer, você pode adoecer. Não há razão para um ser racional não colocar stop em suas operações no momento da compra, pois muita coisa pode acontecer e você ficara com um prejuízo que facilmente pode comprometer o resultado do mês ou ate mesmo do ano.
    E para finalizar, você não precisa ganhar 10% hoje, precisa apenas ganhar de 2 a 5% por mês que será milionário rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário